Fã é consumidor?
Em muitos momentos vemos o fã ser chamado de consumidor, de uma maneira pejorativa, como se fosse alguém que pagou e EXIGE por um espetáculo. Mas na real, é isso mesmo!
Consumimos informações o tempo todo e hoje a briga pela disputa por um pedaço muito pequeno da atenção que é a tela do celular, está cada vez mais acirrada. Entender a jornada de consumo dentro do dia a dia do seu consumidor fará com que você consiga essa atenção de maneira mais assertiva.
Somente nos últimos três meses de 2022 nós tivemos e estamos tendo eleições, Copa do mundo, Black Friday e compras de final de ano, tudo ao mesmo tempo. Isso faz com que o conhecimento do seu consumidor e a maneira com que você vai entregar esse conteúdo para ele seja cada vez mais importante.
Por isso é fundamental analisar a jornada de consumo, entender o momento certo, a mídia certa e a maneira certa de entregar esse conteúdo. Seja uma experiência de matchday de jogo, seja um conteúdo de backstage, de treinamento ou pós jogo, de lançamento de nova coleção de camisas ou de algum outro produto que seja inerente ao dia a dia do consumidor, do seu torcedor, do seu fã, e que ele leve para o dia a dia, por exemplo, linha de camisa casual ou participação em algum conteúdo que seja uma campanha de inovação ou mesmo de sócio torcedor.
Trabalhar esse conteúdo conhecendo as características do seu público é cada vez mais fundamental!
A CBF lançou uma campanha para divulgar os convocados para a Copa do Mundo 2022, campanha que tinha como intuito desvincular a camisa da seleção brasileira da política e anunciar a convocação dos atletas. Além do “Zap do Canarinho”, que contém conteúdos exclusivos e guias especiais para os apaixonados pela seleção.
O site interativo da CBF convoca internautas para a Copa do Mundo e simula ligação de Tite no intuito de aproximar do fã e fazer com ele se sinta um jogador de futebol, afinal é o sonho de muitos brasileiros, ou foi. Na ligação, ele reforça a "convocação" e avisa que tem um presente que vai ser entregue logo depois.
Quando a chamada é encerrada, o internauta recebe uma mensagem SMS com um link. Nele, está disponível para download uma foto de Tite segurando uma camisa autografada do Brasil, justamente com o nome escolhido na página inicial.
Uma campanha como essa que a CBF fez na divulgação dos convocados para a copa, não é só para grandes players como a CBF ou como a Nike, qualquer time ou qualquer federação pode fazer desde que conheça os hábitos do seu consumidor e se isso fará sentido na sua jornada.
Ter um boot que vai conversar com o seu consumidor via WhatsApp ou fazer uma ligação de conteúdo para ele como a CBF fez com o Tite ligando para o torcedor e depois mandando uma foto com a camisa autografada é relativamente simples de fazer, desde que você saiba onde colocar esse conteúdo, de que maneira entregar para seu fã, seu torcedor, para seu consumidor e engajar da menor maneira possível, a retenção são possíveis e são mais fáceis do que a gente pensa.
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